Como limpar a casa depois de uma obra?
Ambientes podem ficar com acúmulo de sujeira e resíduos de materiais usados durante a reforma.

Segunda-feira 20 de Maio de 2019 as 16:15
por talentos

É ótima a sensação de curtir os ambientes reformados da casa, já com cara de novos! Por isso, é importante fazer uma faxina e eliminar todos os resíduos e sujeira que podem ter ficado nos cômodos. A poeira acumulada da reforma é, geralmente, mais pesada que a poeira do dia a dia, pois pode estar misturada a restos de gesso, argamassa e cimento. 

O caminho da limpeza
Para uma limpeza ser eficaz, você deve começar dos fundos para a frente da casa. Se mora em apartamento, vale o mesmo: inicie a faxina pelos cômodos que estão mais distantes da porta de entrada. O princípio é básico: você não precisará pisar de novo nos ambientes que já estão limpos, evitando qualquer retrabalho.
 
A mesma regra vale para a faxina dentro de um único cômodo. Comece pelo teto, em seguida limpe as paredes e, por último, o chão. 
 
Primeiros passos
Retire todo o lixo e restos de materiais grandes que ficaram da obra. Em seguida, remova os protetores de móveis. É importante fazer isso antes de começar a varrer ou lavar o ambiente porque, ao mexer nos plásticos que protegem os objetos, os resíduos acumulados podem cair no chão e sujar paredes. Assim, você evita ter de limpar de novo.
 
Comece pela limpeza seca
Os resíduos da reforma podem conter pó de gesso, pó de tijolo e pó de cimento. Quando em contato com a água, esses materiais podem se transformar em uma pasta pegajosa, aumentando a dificuldade da limpeza. Ou seja: faça a faxina seca primeiro. Comece a limpar com água só depois de ter eliminado esses resíduos com uma vassoura ou aspirador de pó. 
 
Quais produtos utilizar na faxina?
Depois de ter varrido bem os cômodos, você vai começar a faxina com água, com equipamentos ou com produtos específicos, isso vai depender do tipo de sujeira e superfície que pretende limpar. Manchas de tinta, por exemplo, precisam ser removidas com solventes de tinta. Restos de cola de adesivos protetores podem ser removidos com espátulas apropriadas.
 
Uma boa alternativa é optar por um único produto que pode ser utilizado em diversas superfícies. Por exemplo, pode ser aplicado em louças, superfícies cromadas, aço inoxidável, esmaltadas, borracha, porcelana, plástico, cerâmicas e couro sintético. Lembre-se sempre de ler e  seguir as instruções indicadas no rótulo de qualquer produto de limpeza.
 
Confira mais dicas para limpar cada parte da casa depois da reforma:
 
Vidros: aplique o produto nos Vidros e em um pano úmido e esfregue suavemente;

Tetos e paredes: utilize uma vassoura com um pano para alcançar o teto; 

Louças: geralmente, as louças do banheiro são protegidas com papelões. Se elas ficarem com cola ou adesivos grudados, utilize um removedor de plástico para retirar a cola; não use removedores cortantes, que podem riscar a louça

Manchas de tinta: em casas que vendem material para pintura você encontra solventes de tinta; ao utilizá-los, é importante seguir as instruções na embalagem.